17 ferramentas gráficas gratuitas para criar imagens incríveis

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Admita. Os livros que você gostava quando criança eram aqueles cheios de imagens. Acontece que os usuários online não são diferentes: 40% das pessoas reagem melhor a informações visuais do que texto puro.

Não se trata de gosto pessoal, é um fato científico. Aproximadamente 90% das informações transmitidas para o cérebro são visuais. Imagens gráficas são processadas 60.000 mais rápido pelo cérebro comparados a um texto. Isso tem impactos importantes para seu site – e seu negócio. Mais do que criar bons conteúdos, você prestar muita atenção na parte gráfica.

Mas você não é um designer gráfico. Por sua sorte, na Era da Internet, não há necessidade disso. Hospedados nos corredores da ethernet há uma série de ferramentas gratuitas para ajudar você criar imagens capazes de engajar as pessoas. Imagine: infográficos, gráficos de pizza, imagens e muito mais.

Crie gratuitamente imagens que as pessoas queiram compartilhar

Canva

Criar imagens com aparência profissional no Canva é tão fácil quanto clicar e arrastar. Com imagens acessíveis, filtros, ícones e fontes, o Canva permite que você crie facilmente apresentações visualmente atraentes, imagens para redes sociais, pôsteres, e até projetos diferentes, como convites, capas para ebooks, cabeçalhos de email marketing, cardápios, flyers, newsletters, capas de disco e cartas.

 

Ploty

Como traduzir todo seu conteúdo baseado em estatísticas para gráficos atraentes? Tente usar o Plotly. Com o foco em criar imagens e gráficos sofisticados, esse software online (com versões gratuita e paga disponíveis) permite que você importe informações e crie uma variedade de gráficos muito interessantes. Transformar estatísticas em apresentações dinâmicas ficou muito mais fácil.

Piktochart

O poder dos infográficos é verdadeiro: eles são compartilhados e curtidos nas redes sociais numa proporção de três vezes mais que qualquer outro tipo de conteúdo. Mas sem recursos gráficos legais, ele pode não fazer tanto sucesso. Para resolver esse problema, o Piktochart oferece de maneira gratuita (embora também seja possível um upgrade) uma ferramenta com templates fáceis de usar para seus infográficos, fotos, ícones e ferramenta de compartilhamento – seja em redes socais, apresentações ou salvando em um tipo específico de arquivo. Procurando mais opções? Confira o Easelly e o Venngage.

Pablo

Quer usar uma citação nas redes sociais ou simplesmente uma imagem com texto? Pablo é uma ferramenta gratuita e sem complicações que permite que você procure imagens, adicione filtros e texto e depois compartilhe – uma maneira fácil de chamar atenção para você e seu conteúdo.

Placeit

É um conceito muito simples: substituir uma tela de algum dispositivo (celular,tablet ou computador) com a imagem de seu site. Placeit permite que você exiba seu site em diversos cenários realistas. Não é preciso nenhum conhecimento extra de fotografia ou design.

BeFunky

Se você quer um software de design que dá mais liberdade mas que ainda seja fácil de usar, o BeFunky é uma ferramenta de designing que é simples de criar conteúdos mais personalizados possuindo também diversos recursos e templates para pequenos empresários e blogueiros. Snappa é um outro criador visual disponível versões paga e gratuita.

Pixlr

Boa parte do processo de design começa a partir uma imagem. Se você não tem dinheiro para investir em software de edição de imagem, use a ferramente online Pixlr. Com várias funções dos programas pagos, Pixlr pode ser acessado tanto do seu computador quanto do seu celular (através de um app).

 

LogoGarden

É uma ferramente bem básica, mas cumpre o prometido. Usando um catálogo de símbolos e ferramentas de edição de texto, você pode criar um logo semples pra usar no seu site ou nas suas redes sociais. Uma outra opção é o LogoTypeMarker.

AwesomeScreenshot

Talvez você nunca tenha usado o botão “PrtScr” no seu computador. Mas o compartilhamento de tela pode ser base para diversos conteúdos sobre “como algo funciona”. O AwesomeScreenshot permite que você capture sua tela, adicione anotações e compartilhe na web.

Tem um bom olho para design e quer criar suas imagens livremente? Tente algumas ferramentas adicionais, como o FontSquirrel para fontes usáveis, Pixabay para milhares de fotos, o Landscape para redimensionar imagens para as redes sociais e o Iconfinder para ícones.


Artigo publicado originalmente no blog da Bluehost US.

Kasee Bailey

Kasee Bailey é uma escritora freelancer que se baseia em sua experiência trabalhando em uma das melhores escolas do país para escrever sobre educação, startups experientes e últimas tendências de negócios.