8 maneiras eficientes de divulgar seu novo site

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

De acordo com o site AdWeek, 81% dos consumidores gostam de ver o site da empresa antes de finalizar a comprar de um produto.

As pessoas acessam os sites de diversas formas, sendo algumas diretamente através do endereço, por meio de um link em uma rede social, em um call-to-action em uma campanha de email marketing ou em uma postagem de blog que acabou de ler – mas a maioria (aproximadamente 60%) acessam sites através de pesquisas em um mecanismo de busca.

Se potenciais clientes não encontrarem seu site através de pesquisas online ou outros canais de marketing, você não vai receber muito tráfego e não estará desenvolvendo seu negócio.

O que isso significa? Não motivo para gastar tempo e recursos para criar um site se você não tem um plano estruturado para divulgá-lo.

Como mensuramos o sucesso?

Há diversas métricas que podemos usar para medir o desempenho de um site, começando por taxa de rejeição, quais são as fontes de tráfego, palavras-chave usadas ou mesmo a taxa de conversão. Discutivelmente, contudo, a métrica mais importante é quantas visitas seu site recebe. Afinal, se ninguém visitar seu site, as outras métricas fazem pouca diferença.

A quantidade de visitantes que você deve atrair varia de acordo com o tipo e tamanho do seu negócio. Por exemplo, empresas B2B (business-to-bussines, ou seja, que vendem para outras empresas) com um quadro entre 11 e 25 funcionários têm em média 269 visitantes únicos por semana. B2c (empresas que vendem para pessoas físicas) do mesmo tamanho tem uma média de 685 visitantes.

Se seu site está dentro, abaixo ou melhor que a média, é um resultado diretamente proporcional a quão bem você o promove. Fazê-lo exige planejamento e execução inteligentes.

Aqui abaixo estão 8 maneiras eficientes para divulgar seu novo site.

1. Email marketing

O segredo do sucesso de ações de email marketing é criar estratégias para façam sua lista de contatos crescer para segmentá-la em diversos grupos de interesse e enviar conteúdos relevantes para cada nicho que mantenham seus contatos engajados. Sempre insira um link para sue site com uma call-to-action (chamada para ação) e incentive repetidas visitas no seu site adicionando conteúdos novos com regularidade.

2. Assinatura de email pessoal

Você pode incluir um link para a página inicial ou uma landing page do site que você quer promover na sua assinatura de email. Se o link é para a página inicial, garanta que ela tem as mesmas informações e funcionamento que uma landing page teria.

3. Otimização de sites

SEO é o conjunto de técnicas que irá melhorar seu posicionamento em buscadores como o Google. Trata-se de diversos processos complexos que envolvem otimizar seu site para palavras-chave específicas, ser considerado uma autoridade em determinado assunto e conseguir links de qualidade que apontem para seu site. Melhorando seu SEO, seu site ficará próximo as primeiras posições nos buscadores para as palavras-chave que você trabalhar.

4. Anúncios PPC (pay-per-click)

Crie anúncios pagos para os buscadores. O sistema mais popular de anúncios é o Google AdWords. Você diz ao Google quanto você quer pagar na campanha e por clique de usuário. Só é cobrado de você quando alguém clica no seu anúncio. Isso é chamado de publicidade PPC (pay-per-click). Garanta que o link dos seus anúncios direcionem para uma landing page que combine com o conteúdo do anúncio (você não quer anunciar botas e direcionar seu visitante para a página de guarda-chuvas).

5. Redes Sociais

Redes sociais como o Facebook e o Twitter (com mais de um bilhão de usuários cada) são uma excelente maneira de promover seu site. Poste links para conteúdos interessantes do seu site, além de links para a homepage na sua bio nessas redes.

6. YouTube

Em torno de 1 bilhão de pessoas usam o YouTube todo mês. Esse número combinado com o fato da popularidade crescente de conteúdos de vídeo fazem o YouTube uma caminho natural para promover seu site. Inclua um call-to-action no seu vídeo com um link para seu site, além de oferecer um conteúdo que valha a pena para os seus espectadores.

7. Post convidado

Identifique os websites que são referência no seu nicho de mercado e se ofereça a escrever um post para eles. Inclua um link para seu site no post no final do seu texto  e na sua biografia, por exemplo.

8. Mídia programática

Se você entrar em uma loja virtual de grande porte, pode perceber que anúncios dos produtos que você viu e semelhantes começaram a aparecer para você em diversos sites. Essa ação de remarketing é possível através da tecnologia de cookies que insere códigos especiais no seu site. Quando um novo visitante aparece no seu site, o código insere um cookie no browser dele. Isso torna possível mostrar anúncios em outros sites da web, aumentando a visibilidade do seu site e dos produtos e serviços que você oferece.

Comece agora

Promover seu site para aumentar o tráfego e as vendas é um longa jornada que exige atenção especial e planejamento.

O primeiro passo é registrar o domínio correto e encontrar a hospedagem para seu site. Visite a Bluehost Brasil e comece agora!

Depois, revise essa lista para garantir que você está promovendo seu site de todas as maneiras possíveis.

 


Esse artigo foi originalmente publicado na Bluehost US.

 

Bryan Caplan

Bryan Caplan ajuda negócios a planejar sua estratégia de marketing. Como CEO da BJC Branding e palestrante profissional, Bryan viaja os Estados Unidos discutindo diversos tópicos sobre marketing digital.