A Cor da Sua Marca: O que as Cores que Você Escolhe Dizem Sobre Sua Empresa?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Vamos “pincelar em linhas gerais”. Quando a maioria das pessoas pensa na relação entre cores e negócio, elas podem pensar em estilistas profissionais, artistas e designers – pessoas que literalmente brincam com Pantone para viver.

Mas isso não é tudo.

As cores têm um profundo impacto numa grande variedade de indústrias, especialmente em se tratando de marca e marketing. Na verdade, estudos apontam que a cor aumenta o reconhecimento da marca em 80%, e quase 85% das pessoas pesquisadas concordam que cor é o principal elemento influenciador na decisão de compra.

Vejamos a Apple, por exemplo. Em 1998, a empresa deu um grande passo apresentando cores vibrantes à sua linha de produtos. Promovidos com o slogan “Não precisam ser bege!”, os iMacs da Apple estavam disponíveis numa variedade de cores: Azul Bondi, Morango, Tangerina, Uva, Lima, Mirtilo, Grafite, Rubi, Anil, Sálvia, Neve e tantas outras.

O resultado? A Apple garantiu 150.000 pré-vendas e, dentro das primeiras seis semanas, a empresa já tinha vendido 278.000 unidades. O resto do sucesso é história.

O uso de certas cores pode significar grandes implicações para pequenas empresas e blogs também. Seu esquema de cores é a primeira coisa que os visitantes perceberão quando chegarem ao seu site, então é importante acertar. Por isso, pesquisamos cada espectro do arco-íris para ajudá-lo a escolher as cores certas.

Vermelho

Red spot copyVermelho é divertido, jovial, ousado, e a cor de vencedores. Estudos mostram que atletas usando vermelho possuem vantagem competitiva sobre adversários vestidos com outras cores. Talvez seja por isso que vermelho também é considerado provocativo e energético. Marcas como Target, Virgin, Lego e Netflix usam carmesim para atrair clientes.
Além disso, tons rubi induzem fome, que é o motivo pelo qual grandes marcas e cadeias de comida – como Coca-Cola e KFC – usam vermelho em seus logotipos e materiais de marketing. Na verdade, da próxima vez que você passar por um restaurante de fast-food, perceba a cor das paredes, mobília e cardápio. Você provavelmente vai encontrar bastante vermelho.

Laranja

orange spot copyLaranja é a cor feliz. Cria um sentimento de felicidade, diversão e audácia. Se sua marca é divertida – vide Nickelodeon, Crush e Shutterfly – use tangerina no seu logo
Laranja também instiga confiança em consumidores, e a Amazon, maior varejista online do mundo, faz isso muito bem. Em 2015, a empresa alcançou US$107 milhões em vendas, então é evidente que a empresa manda bem na logística. Laranja ajuda a Amazon a transmitir aos seus consumidores que ela cuida até dos mínimos detalhes.

Amarelo

Yellow spot copyAmarelo comunica otimismo, luz, criatividade, e calor, o que combina bastante com as personas alegres de marcas como Sprint, IKEA, Shell e National Geographic. Além disso, amarelo vai bem com vermelho para marcas de comida. Grandes marcas que usam tanto amarelo quanto azul incluem McDonald’s, In-N-Out Burger, e Denny’s. É importante lembrar, no entanto, que amarelo é a cor menos favorita no mundo todo.

Verde

green spot copyVerde pode ir em duas direções diferentes. Algumas marcas, como Whole Foods e Tropicana, usam verde para refletir saúde, frescor e serenidade. Outras marcas, especialmente lojas de luxo ou sociedades financeiras, usam verde escuro para indicar riqueza e prestígio. Exemplos deste grupo incluem Fidelity, Mint e Land Rover.
Verde também inspira criatividade, de acordo com uma pesquisa recente. Cientistas alemães conduziram estudos para determinar quais efeitos as cores possuem em inventividade. O resultado: participantes aos quais era mostrada a cor verde antes de conduzirem as atividades produziam muito mais trabalho criativo do que aqueles que viam outras cores. Então, se você estiver buscando uma vibe inovadora, mantenha verde em mente.

Azul

blue spot copyQuase 33% dos negócios usam azul como a primeira cor de sua marca. Isso porque azul indica confiança, lealdade e segurança – valores importantes para instituições bancárias e de pagamento, como Bank of America, PayPal, Venmo e American Express.
Além disso, azul comunica força e confiança. Grandes exemplos de marcas que utilizam azul por essa razão incluem Dell, HP, Lowes, Oral B e, é claro, a Bluehost. Outro importante elemento a considerar: azul é a cor dominantemente preferida tanto de homens quanto mulheres.

Roxo

purple spot copyRoxo é a cor da sofisticação e sabedoria. É por isso que muitas instituições educacionais e empresas de tecnologia usam tons violeta. Alguns exemplos incluem Yahoo!, Syfy e a NYU. Outra marca que utiliza roxo muito bem é a Welch’s. Combinar as cores da sua empresa com seus produtos – nesse caso, o logotipo roxo da Welch’s com seu suco de uva roxo – é uma grande estratégia de marca.

Marrom

brown spot copyA vibe natural do marrom diz “eco-friendly”, tornando-a uma cor favorita para marcas como Mr. Coffee e Seattle Coffee Box. Marrom também representa durabilidade e segurança. A UPS, por exemplo, tem um dos logotipos marrons mais populares de todos os tempos. Na verdade, o slogan da empresa até fazia referência à cor: “O que a ‘marrom’ pode fazer por você? ”

Preto e Branco

black spot copyA teoria das cores começa a ficar complicada com preto e branco (será que estão mesmo no espectro?), mas uma coisa é certa: essas tonalidades resultam em marcas atemporais. The New York Times, Chanel, Apple e Nike, todas fazem uso de logotipos preto-e-branco. Isso porque essa simples combinação comunica clássico e profissional.

Desvendado o Código das Cores

Embora este guia possa ajudá-lo a começar o processo de design, nada pode substituir as preferências do seu público; estudos mostram que é essencial escolher cores baseadas em como seu público irá reagir. Então, você está pronto para deixar as cores da sua marca brilharem? Afinal de contas, são essas cores que transmitirão sua mensagem, tom e valores aos consumidores.

 

Publicação original: 7 de setembro de 2016 por Megan Hendrickson