COMO ATRAIR VISITANTES AO SEU SITE

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

O conteúdo ainda domina em 2015, mas o design está avançando quando se trata de atrair visitantes para o seu site e mantê-los nele. Na verdade, o design é mais importante do que jamais antes foi, porque estamos cultivando o hábito de apenas olhar por cima. Estamos interessados em ler os destaques sobre um tema, mas raramente terminamos de ler todo o artigo. O site Time.com relata que o leitor comum de um artigo on-line vai sair do site depois de apenas 15 segundos!

 

Dica: ninguém tem tempo para isso

Então, se as pessoas deixam o site antes de terminar de ler, o que é possível fazer para que os seus visitantes continuem lendo? Para começar inclua fotos e vídeos nas suas páginas. No entanto, apenas “jogar” esses itens no seu site não vai adiantar. É preciso um design funcional e completo que irá atrair visitantes ao seu site e mantê-los nele tempo suficiente para que recebam sua mensagem.

Acertar no design pode ser um negócio complicado. Se for muito confuso ou possuir muitas palavras, há o risco de frustrar o leitor, mas um design responsivo com gráficos interessantes, espaço em branco, fontes modernas e cores bem escolhidas irão atrair e envolver os leitores.

Um design funcional e refinado é a chave para atrair visitantes e mantê-los em sua página

Se você está desenvolvendo o seu site sozinho, você pode achar que criar um design de aparência profissional é muito difícil. Isso é possível e podemos ajudar. Confira alguns dos nossos tutoriais em vídeo no WordPress e no Weebly. Desenvolver um site é um processo de aprendizagem, mas com um pouco de dedicação será possível atrair muitos leitores e clientes para o seu blog ou seu negócio.

Estas oito tendências de web design irão ajudá-lo a atrair e manter os leitores em sua página

  1. Design responsivo. Designers têm sido encorajados a criar diferentes versões de sites para cada tipo de  dispositivo: computadores, notebooks, celulares ou tablets. Ter um design responsivo significa que o site se ajusta automaticamente para caber em qualquer tamanho de tela, visto que as pessoas estão acessando cada vez mais a internet por smartphones e tablets. Isso é praticamente uma exigência.
  2. HTML5. Embora o Flash Player tenha facilitado a programação de movimento, ele teve falhas relacionadas ao tamanho das telas de dispositivos Apple e essa falta de compatibilidade foi especialmente perceptível para os usuários do iOS. O HTML5 é uma escolha melhor para obter efeitos e movimentos em diversas plataformas.
  3. Rolagem vertical. No passado, os sites direcionavam os usuários da página inicial para outras páginas relacionadas, possivelmente para aumentar o tempo e a interação no site (como apresentações de slides ou artigos de várias páginas). Mas o especialista em design, Karl Hodge, menciona que o foco hoje é manter o usuário na página principal, onde é menos provável que ele perca o interesse e saia do site.
  4. Dispositivos móveis primeiro. O uso de computadores e notebooks está diminuindo enquanto o uso de smartphones e tablets está aumentando. Então, caso queira alcançar um público maior, concentre-se primeiro no público que faz uso de dispositivos móveis.
  5. Mais opções do WordPress. O WordPress foi introduzido em 2003, e, durante a última década, mais opções de customização se tornaram disponíveis para todos os níveis de habilidade, incluindo modelos gratuitos e disponíveis para compra. Eles incluem opções de drag-and-drop (arrastar e largar) para leigos em programação e modelos para designers talentosos. O WordPress é mais fácil, acessível e visível para as ferramentas de busca do que nunca – e tem um bom aspecto também.
  6. Elementos mais escondidos. Estamos falando de elementos que aparecem quando você passa o mouse sobre eles, por exemplo, os menus. Segundo Amber Turner, do thenextweb.com, os leitores que utilizam tabletes estão ficando acostumados em saber onde os menus estão, mesmo que não possam vê-los.
  7. Tamanhos maiores. Turner diz que muitos sites com um design incrível estão usando diferentes tamanhos de fontes em seus textos, e também incluindo palavras maiores para dar ênfase em certos aspectos.
  8. Uma cor dominante. Tom Laurinavicius, do designmodo.com prevê que mais sites vão se basear em uma cor principal em diversas áreas, o que pode ajudar na continuidade e gestão de marcas (branding). O contrário também pode ser verdade: um elemento que deliberadamente não tiver uma cor uniforme irá se destacar e obter um foco adicional.

 

Para concluir, investir tempo, esforço e dinheiro no design do seu site são algumas das melhores práticas a se fazer para atrair novos visitantes e mantê-los em sua página. Tente incorporar as tendências de design que mencionamos acima ou crie suas próprias tendências que poderão melhorar a usabilidade, a leitura e o apelo visual.