Como Manter seus Dados Protegidos e Seguros na Nuvem

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

A computação em nuvem está se tornando mais popular a cada dia que passa. Tão popular, de fato, que a Gartner — uma das empresas líderes de pesquisa e consultoria em tecnologia — prevê que a computação em nuvem compreenderá a maioria dos orçamentos de TI em 2016.

“A Nuvem” é uma metáfora para a Internet, portanto, computação em nuvem significa simplesmente computação com base na Internet. É uma alternativa on-line para armazenamento, gerenciamento e recuperação de dados que tradicionalmente têm sido mantidos no disco rígido do computador ou em um servidor local.

Então, o que está impulsionando esta mudança em direção à nuvem? E quais são as preocupações com a segurança?

Os benefícios de passar para a nuvem

Acessibilidade. Uma vez que você pode acessar os dados armazenados em nuvem de qualquer lugar do mundo, os usuários podem compartilhar e colaborar mesmo quando estão trabalhando de casa ou durante viagens.

Eficiência de custos. Ao migrar seus dados para a nuvem, as empresas não enfrentam a tarefa que consome tempo e dinheiro de construção e gestão de infraestrutura própria. Em vez de lidar com enormes gastos com software e hardware, as empresas podem transferir essa responsabilidade para o seu provedor de nuvem, muitas vezes, por uma fração do custo.

Flexibilidade. Outro grande benefício é a flexibilidade. Serviços em nuvem podem ser comprados sob demanda em um formato pré-pago, de forma que as empresas sejam capazes de aumentar ou diminuir o nível de serviços de que necessitam, em determinado momento. Isto significa que as empresas podem crescer rapidamente, sem ter que fazer investimentos maciços em infraestrutura.

Recuperação. As organizações que usam computação na nuvem não precisam mais confiar em seus próprios planos de recuperação de desastres, que geralmente são caros. Estudos mostram que as empresas que utilizam fornecedores de serviços em nuvem são capazes de se recuperar de problemas quase quatro vezes mais rápido do que aquelas que não o fazem.

E sobre as preocupações com segurança?

Por muitos anos, as pessoas enxergavam o termo “computação em nuvem segura” da mesma forma que viam um paradoxo — uma contradição óbvia. Colocar informações confidenciais on-line sob a administração de um provedor terceirizado parecia imprudente.

À medida que a computação em nuvem se tornou mais generalizada, as preocupações com a segurança diminuíram. No entanto, enquanto as vantagens da computação na nuvem são certamente atraentes, ainda é sábio proceder com cautela. Redes na nuvem são, por natureza, mais acessíveis aos hackers, e como qualquer outro tipo de segurança, devem ser continuamente atualizadas e melhoradas. Este tipo de rede também tende a ser mais complexa do que uma configuração de TI padrão, o que aumenta o nível de dificuldade em termos de fornecimento de segurança abrangente.

No entanto, como esta tecnologia amadureceu, novas abordagens foram desenvolvidas para ajudar a mitigar vulnerabilidades da nuvem. A maioria dos provedores de nuvem também usa protocolos de teste rigorosos e regulares para garantir que os padrões de segurança sejam atendidos.

 

imagem_artigo

Conheça as Soluções em Nuvem da Bluehost Brasil

Medidas de segurança para manter seus dados seguros na nuvem

Enquanto a noção de colocar informações confidenciais na nuvem ainda gera preocupação, é importante lembrar que nenhum sistema está totalmente protegido contra ameaças. As redes de hoje empregam uma variedade de ferramentas para melhorar a segurança dos dados. Ao tirar pleno proveito delas, as empresas podem minimizar significativamente o risco de qualquer exposição.

Verificação de senha de duas etapas. Uma pesquisa mostrou que até 90 por cento das senhas criadas por usuários são vulneráveis à ação dos hackers. A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem oferece verificação em duas etapas, a segunda etapa sendo um e-mail ou texto, assim, caso qualquer hacker seja capaz de decifrar a senha, não será capaz de fazer qualquer coisa sem a segunda etapa. Embora alguns usuários possam considerar o processo um pouco tedioso, os poucos segundos extras que se levam para inserir um código valem muito a pena pela paz de espírito.

Arquivos criptografados. A criptografia é outro elemento-chave da proteção na nuvem, especialmente para os dados mais confidenciais. Um bom software de criptografia acrescenta outra camada forte de proteção para seus dados antes de enviá-los para a nuvem. Aqueles que necessitam de um escudo ainda mais forte podem optar por um provedor de serviços em nuvem que oferece criptografia, além de armazenamento.

Dados antigos regularmente excluídos. As empresas devem considerar a exclusão de dados que já não servem para algum propósito. Em decorrência da atual abundância de armazenamento de baixo custo, a exclusão pode não parecer uma prioridade. Porém, quanto mais longa a trilha de dados (digital), maiores as chances de as informações confidenciais serem acessadas.

Instalar software antivírus. Você deve ter este software já instalado em seus computadores. Se você não tem, definitivamente o faça antes de passar para o armazenamento em nuvem. Software antivírus e anti-malware impede que programas de software maliciosos, como keyloggers e Trojans invadam seu sistema.

Não esqueça a segurança dos smartphones. As pessoas adoram a conveniência de seus smartphones e outros dispositivos móveis. Basta lembrar-se de nunca salvar senhas ou outras informações confidenciais em seu telefone. Configure um número PIN para maximizar a segurança.

Se antes a ideia de armazenar informações confidenciais na nuvem parecia arriscada, hoje tal movimento é visto como rotineiro e eficiente. Tal como acontece com qualquer grande decisão de negócios, é sábio pesar os riscos potenciais contra as vantagens de usar um provedor de nuvem. Os hackers estão sempre desenvolvendo novas maneiras de roubar informações, por isso, enquanto você seguir regras rígidas de segurança, seus dados têm uma boa chance de permanecer seguros.

Agora que você já sabe como manter seus dados seguro nas nuvens, conheça as Soluções em Nuvem da Bluehost Brasil.