TORNE SEU SITE UMA REPRESENTAÇÃO FIEL DE SUA MARCA

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Com quarenta por cento da população mundial tendo acesso à Internet, ter uma presença online é uma obrigação para qualquer empresa.

No entanto, simplesmente fazer uso de um modelo de site “pré-pronto” para criar o seu próprio não é o bastante, é importante se certificar que o seu site seja uma representação fiel de sua marca. Quando a sua presença online está bem alinhada com a aparência e o tipo de comunicação da sua marca no mundo off-line, os clientes são mais propensos a reconhecer e confiar em sua empresa como um todo.

considere o esquema de cores

Quando você pensa em Coca-Cola, que cor vem à mente imediatamente? É isso mesmo: vermelho. E “Coca Vermelha” não é apenas vermelho, é um tom altamente específico (Pantone 484) que está registrado no departamento de patentes e marcas dos EUA (US Patent and Trademark Office).

As cores que você já adotou para a sua presença off-line – independentemente se fazem parte do seu logotipo, folhetos, escritórios ou uniformes – devem se estender para a sua presença on-line. O uso das cores de sua marca é uma ótima maneira de garantir que a aparência de seu site e os sentimentos que despertam sejam consistentes com a sua loja ou escritório físico.

reconhecimento imediato com logotipos

Pense sobre suas marcas favoritas. Se você estivesse em um país estrangeiro em contato com um idioma que você não fala, o reconhecimento do logotipo da Starbucks ou da insígnia do Holiday Inn o deixaria imediatamente mais à vontade e se sentindo em casa.

Ao usar logotipos e gráficos facilmente reconhecíveis, você contribuirá muito para a consolidação de sua marca porque o reconhecimento visual será instantâneo e causará forte impacto em seus clientes. Os logotipos profissionais servem para imediatamente identificar, distinguir e comunicar a mensagem de sua marca, a fim de incentivar a confiança e lealdade. Se o seu logotipo atual estiver desatualizado, você deve consultar um designer para modernizá-lo um pouco. Assim que tiver o logotipo que deseja, use-o em seu site.

projete um sentimento com suas fontes

Você também deve manter suas fontes consistentes para combinar com a aparência e sentimento que deseja transmitir com sua marca. Embora seja fácil negligenciar algo tão simples como a tipografia, o uso das mesmas fontes em seu site e nos materiais off-line proporciona uma fixação visual para os visitantes. Este detalhe pode significar a diferença entre uma boa e uma excelente imagem de marca. Por exemplo, se a sua empresa for restaurante e os menus estiverem em Helvetica, use esta mesma fonte para o menu on-line e para outros conteúdos em seu site também.

Uma rápida ressalva: se você já criou itens promocionais em papel que utilizam fontes complexas, você deve fazer a transição ou apenas usá-las com moderação on-line. Fontes encaracoladas e/ou excessivamente ornamentadas podem ser difíceis de ler em telas, o que pode afastar os clientes. Considere o uso de uma fonte ornamentada apenas para os títulos ou citações curtas, e se você não consegue encontrar o seu tipo de fonte específico para uso online, procure uma que seja o mais próximo possível.

um layout “clean”

O design de seu site também deve combinar com o seu negócio. Por exemplo, um consultório de pediatria deve ter um design mais clean (minimalista, limpo organizado, com menos elementos), com fotos de crianças saudáveis e felizes, para criar uma sensação de bem estar. Um site jurídico, por outro lado, pode ser mais carregado de texto na primeira página, com informações de contato e um ou dois artigos jurídicos na barra lateral; aqui o conteúdo é importante e valorizará o trabalho.

Independente da forma que você projetar o layout de seu site, a dica é mantê-lo com uma aparência “clean” (limpa e ordenada). Quando uma página é sobrecarregada com texto, imagens e botões, ela tende a ser desgastante para o visitante ao ponto dele não absorver nem processar mais as informações. Desta maneira, existe grande chance dele abandonar o seu site.

o tom de voz

Veja o tom de voz estabelecido pela sua marca no mundo off-line. É imperativo? Coloquial? Divertido? Os clientes esperam ver algo semelhante quando acessam o seu site. Se os materiais impressos forem gramaticalmente perfeitos e altamente profissionais, o uso de linguagem casual e cheia de gírias em seu site pode gerar confusão. A consistência é reconfortante para potenciais clientes e para já os estabelecidos, pois traz confiança na mensagem e visão geral do seu negócio.

Se você for um iniciante, investir algum tempo para estabelecer um tom de voz específico é de extrema importância no processo de visibilidade da marca. Pense no seu público-alvo e entende à que tipo de estímulo ou mensagem eles reagem. Considere a experiência e o comportamento dos profissionais em sua empresa quando eles interagem com os clientes e replique isso em seu site. Uma vez que você estiver confortável com o tom de voz da sua marca, replique-o em todas as comunicações da empresa.

certifique-se de que seu site é compatível com celulares e tablets

Como setenta e oito por cento das buscas via celular por empresas locais resulta em uma compra, é de extrema importância que o seu site seja otimizado para celulares ou tablets, ou você corre o risco de perder clientes. Na verdade, o Google considera isso tão importante que eles estão agora fazendo parte da adequação móvel de seu algoritmo para determinar a classificação da página nos resultados de pesquisas.

A adequação móvel não é apenas importante para a otimização dos mecanismos de pesquisa. Se o seu negócio for físico, a sua apresentação móvel pode determinar se você conquista novos clientes ou não. Muitos consumidores realizam pesquisas quando estão em movimento, então se não puderem obter as informações que precisam em seu site, eles se moverão rapidamente para o da concorrência.

As primeiras impressões contam, principalmente as digitais. Neste mundo de curtos períodos de atenção e constante distração, as primeiras impressões vão compor ou quebrar o seu negócio on-line. Ao tornar o seu site uma parte perfeita de sua apresentação para clientes, você pode ganhar fãs que se tornarão clientes fiéis de sua marca.