VOCÊ DEVE FAZER UPGRADE PARA VPS OU HOSPEDAGEM DEDICADA?

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

vocedeve

 

Se você é como a maioria dos webmasters, você começa com um plano de hospedagem compartilhada, a fim de economizar dinheiro no crescimento do seu site. Mas o que acontece quando você começa a sentir as “dores decorrentes do crescimento”? Se o seu negócio começa a crescer, o seu plano de hospedagem deve crescer junto. É hora de pensar em atualizar para VPS ou hospedagem dedicada?

Antes de tomar qualquer decisão, é importante primeiro entender o que é a servidor virtual privado (VPS)  e o servidor dedicado, bem como escolher a opção certa para o seu negócio.

Por que deixar a hospedagem compartilhada?

A maioria dos blogs e sites de pequenas empresas utiliza planos de hospedagem compartilhada. Enquanto a hospedagem compartilhada é econômica em comparação com o VPS ou a hospedagem dedicada e é um bom começo, alguns webmasters acham que ela ultrapassa os recursos fornecidos por esses planos conforme os negócios crescem.

Considere uma situação em que uma postagem em seu site se torne viral na internet. O seu plano de hospedagem atual poderia sustentar o aumento de tráfego sem comprometer a sua experiência local? Sem dúvidas, a hospedagem compartilhada oferece ótimos recursos a um custo reduzido. Mas conforme o seu negócio cresce, suas necessidades de hospedagem podem mudar também.

Que opções de hospedagem existem?

Além de planos compartilhados, a maioria das empresas de hospedagens de sites – incluindo a Bluehost – oferece VPS e opções de Servidores Dedicados.

Hospedagem VPS

O “VPS” em hospedagem VPS significa servidor virtual privado (também conhecido como servidor dedicado de hospedagem virtual). Em um plano de hospedagem VPS, um único servidor é dividido em vários servidores, cada um dos quais pode ser reiniciado de forma independente. Servidores dedicados virtuais são essencialmente um passo intermediário entre a hospedagem compartilhada e a hospedagem dedicada, e os usuários ficam isentos de ter que compartilhar espaço em seu servidor com outros clientes.

A hospedagem VPS é tradicionalmente oferecida como hospedagem “não gerenciada”, o que significa que os usuários podem monitorar e administrar seus próprios servidores e ter uma hospedagem ilimitada de acordo com a largura de banda de seus planos.

Servidor dedicado de hospedagem

A hospedagem dedicada é a “dona” do mundo do gerenciamento na internet. Com uma conta de hospedagem dedicada, você pode alugar um servidor inteiro para o seu site, sem ter de compartilhá-lo com ninguém.

Em geral, a hospedagem dedicada é mais conveniente para empresas consideravelmente grandes ou grandes provedores de comércio eletrônico, devido sua grande variedade de recursos. Também é importante que a sua empresa compreenda o que está envolvido em um plano de hospedagem dedicada, com base no tipo de conta que você possui.

Os pacotes de hospedagem dedicada são os seguintes, dependendo de seu provedor de hospedagem:

  • Hospedagem totalmente gerenciada – O seu provedor de hospedagem cuidará de tudo, desde atualizações de segurança até a instalação do software;
  • Hospedagem semi-gerenciada – A sua empresa de hospedagem oferecerá um nível médio de gerência e as suas especificidades podem ser mutuamente discutidas. Será necessário contratar uma equipe de apoio experiente para cuidar da parte de servidor se ainda não tem funcionários com essas habilidades em sua organização;
  • Hospedagem gerenciada – Os usuários recebem seus próprios servidores dedicados, mas não é permitido o controle completo. Provavelmente você terá controle sobre os seus próprios dados e usuários, mas sua empresa de hospedagem será responsável por quaisquer modificações no servidor;
  • Hospedagem auto gerenciada – A sua equipe de apoio cuidará de tudo e, em troca, sua empresa de hospedagem oferecerá uma redução nos custos de apoio ao cliente (normalmente um preço menor);
  • Hospedagem não gerenciada – A sua equipe de apoio cuida de tudo. Sua empresa de hospedagem não oferece qualquer tipo de apoio ou gerenciamento, deixando-o basicamente por conta própria.

Se você está pensando em mudar para hospedagem dedicada, é extremamente importante que você entenda que tipos de serviços são oferecidos. Escolher o tipo errado de plano pode deixá-lo sem apoio em caso de uma emergência em seu site. Na Bluehost, oferecemos gerenciamento, VPS semi-gerenciados e não gerenciados e soluções dedicadas.

Benefícios da hospedagem VPS

A hospedagem VPS pode ser comparada aos funcionários de uma empresa: todos trabalham no mesmo lugar, mas tem um trabalho diferente para fazer. Da mesma forma, a hospedagem VPS oferece a você e a outros clientes espaço em um único servidor que foi dividido em múltiplos servidores – cada um trabalhando independentemente no mesmo “escritório”.

Então, por que escolher um plano VPS? A seguir estão alguns dos benefícios da hospedagem VPS:

  • A hospedagem VPS lhe oferece o controle completo do seu servidor, o que lhe dá a flexibilidade para personalizá-lo da maneira que quiser;
  • Visto que você terá o total controle da sua conta VPS, você pode adicionar qualquer software e aplicações que o seu site precisar para um desempenho otimizado e uma funcionalidade aprimorada (o que você não pode fazer frequentemente em um plano compartilhado);
  • Dependendo do seu provedor de hospedagem, você pode escolher entre uma variedade de planos de serviço para encontrar um que atenda às suas necessidades (ou até mesmo trabalhar com o seu provedor para criar um plano personalizado);
  • Você poderá instalar o seu próprio software antivírus e anti-malware em sua conta de hospedagem para combater ataques maliciosos e de hackers.

Utilizar um servidor virtual privado requer um forte conjunto de habilidades técnicas, treinamento e experiência em gerenciá-los. Se não tiver a experiência necessária, será necessário contratar alguém para cuidar disso por você, então não se esqueça de considerar esses custos, caso necessário.

Tenha em mente, porém, que algumas empresas de hospedagem fornecem serviços de manutenção VPS por um custo adicional. Pode ser útil falar com o seu fornecedor sobre os serviços que eles podem oferecer – principalmente se a contratação de um funcionário em tempo integral para o gerenciamento de servidor não for um bom negócio para você.

Benefícios da hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada vem com um servidor dedicado. Em termos simples, é um servidor que é dedicado ao seu negócio. Esse tipo de plano garante máxima confiabilidade e desempenho, com tempo de inatividade mínimo (no entanto, a um custo mais elevado que a hospedagem compartilhada). Um plano de hospedagem dedicada lhe dá controle total sobre a forma como você gerencia e aprimora o seu site, permitindo a instalação de várias partes do software, sistemas sofisticados de antivírus e até mesmo diferentes sistemas operacionais.

Outros benefícios da hospedagem dedicada incluem:

  • A capacidade de instalar o tipo de software pesado necessário para sites de jogos on-line e grandes operações de comércio eletrônico;
  • Tempo de carregamento super rápido, mesmo em páginas com aplicativos pesados;
  • Opções de armazenamento seguras para sites que armazenam as informações pessoais dos usuários (tais como endereços de e-mail, detalhes do cartão de crédito ou qualquer outra informação pela qual eles corram o risco de ter a sua identidade roubada);
  • Melhor taxa de desempenho ao lidar com um tráfego maior (por exemplo, algum de seus posts se torna viral em redes sociais como Twitter ou Facebook).
  • Flexibilidade para adicionar mais espaço no armazenamento e no servidor, sem afetar os servidores atuais ou causar tempo de inatividade.

Contudo, a hospedagem dedicada é uma solução mais cara – principalmente quando você considera os custos adicionais de manutenção do servidor. Assim como no caso da hospedagem VPS, investir em hospedagem dedicada requer sólidos conhecimentos técnicos e uma equipe de apoio de TI que entenda o sistema.

Fatores a serem considerados antes de fazer a mudança

Então, qual é a opção ideal para você? As duas coisas que você definitivamente deve considerar antes de escolher fazer a atualização para VPS ou hospedagem dedicada são os custos e as exigências.

Entenda que as duas soluções são mais caras que os planos de hospedagem compartilhada, mas que cada opção vem com o seu próprio conjunto de vantagens. Não espere até que você tenha ultrapassado completamente o seu plano de hospedagem compartilhada para tomar uma decisão. Planeje com antecedência e pense no que é melhor para os seus clientes – colocá-los em primeiro lugar pode ajudá-lo a tomar a sua decisão.

A Bluehost agora oferece VPS e planos de hospedagem dedicada, então confira as diferentes opções disponíveis para você! Tem alguma dúvida? A Bluehost tem uma equipe de suporte para orientá-lo – ligue para 021 3958-1041. Estamos disponíveis para responder as suas dúvidas e ajudá-lo a começar a utilizar uma solução de hospedagem mais poderosa.